terça-feira, 24 de agosto de 2010

Abastecimento à Herdade da Rolinha, Alcácer-do-Sal



A Herdade da Rolinha, no Torrão, com 100 ha, é abastecida exclusivamente por água subterrânea, com elevado teor de calcário.


A AQUABIOS propôs-se a efectuar a correcção desta água, de modo a garantir a sua total potabilidade e assegurar a desinfecção contínua da água, mesmo na ausência dos proprietários.


Isto foi atingido graças à tecnologia de membranas, vulgo Osmose Inversa, e à desinfecção com recirculação de hipoclorito de sódio, condicionada a um controlador e sonda de medição do residual de cloro:

- Uma bomba de recirculação aspira a água de uma extremidade do depósito de água osmotizada, força uma parte do caudal a ser analisada por uma sonda de medição de cloro livre, e descarrega na outra extremidade do depósito.

- Consoante a informação dada pela sonda, assim trabalha a bomba doseadora de hipoclorito: mais depressa se o valor analisado estiver distante do valor "alvo", ou mais devagar se estiver próximo desse valor.


Apesar da Osmose Inversa assegurar a total isenção de microrganismos, o cloro é aplicado para evitar retro-contaminações no depósito.

Sem comentários: